A má postura pode influenciar negativamente a qualidade de vida das pessoas e isso já é comprovado. E um dos principais problemas causados ou agravados pela postura incorreta no dia a dia são os desvios de coluna.
A coluna é uma das partes mais importantes do nosso corpo, é ela que traz sustentabilidade e equilíbrio. E quando a coluna é afetada por desvios de coluna, significa que a coluna não tem mais a sua curvatura natural e isso desencadeia uma série de outros problemas para as articulações e a musculatura do nosso corpo.
Para entender melhor sobre os principais desvios de coluna e indicar as melhores formas de tratamento, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo.
Quais são os principais desvios da coluna?
“Os três principais desvios de coluna são a escoliose, que é quando a coluna faz um S ou um C, a lordose, que acontece quando a parte baixa da coluna é mais funda, e a cifose, que é quando se cria a corcunda na região do pescoço”, explica Carolina.
Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos principais desvios de coluna:
Escoliose
A escoliose é uma alteração tridimensional da estrutura vertebral, que causa um desvio lateral da coluna. Esse desvio pode ocorrer em todas as regiões da coluna, sendo mais comum nas regiões torácicas e lombar.
Lordose
Naturalmente, a nossa coluna apresenta uma curvatura natural na região cervical e na região lombar. Mas quando essa curva é mais profunda, o que chamamos de hiperlordose é preciso tratar a alteração para reverter o processo.
Cifose
A cifose é um desvio da coluna caracterizado pela curvatura acentuada na região torácica e cervical. Esse tipo de desvio é conhecido popularmente como “corcunda”, o que também é conhecido como hipercifose.
Quais os principais sintomas dos desvios de coluna?
Identificar o surgimento de desvios da coluna pode não ser tão fácil, principalmente quando os problemas estão no início. Por isso, é importante ficar atento a alguns sintomas que podem te ajudar a identificar o problema e procurar ajuda, confira abaixo quais são os principais sintomas dos desvios de coluna:
- Desalinhamento visual: a coluna fica mais curvada, inclinada ou torcida do que o normal.
- Dor nas costas: as dores nas costas são um sintoma clássico de pessoas com desvios devido as alterações na coluna.
- Problemas digestivos: em casos mais graves, os desvios da coluna podem afetar o funcionamento dos órgãos responsáveis pela digestão.
- Dificuldade respiratória: assim como a digestão, os desvios também podem causar problemas respiratórios, dificultando a respiração no dia a dia.
- Fadiga muscular: a musculatura da coluna fica sobrecarregada por conta dos desvios e isso gera fortes tensões e dores musculares.
Por que é importante se preocupar em alinhar a coluna?
A filosofia da Clinic Advance passa pelo conceito de tratamento preventivo e da necessidade de manter a coluna alinhada para a qualidade de vida.
Quando o corpo está desalinhado e desenvolve desvios de coluna, a tendência é que o nosso corpo compense para manter o equilíbrio e isso sobrecarrega outras áreas do corpo, o que desencadeia diversos tipos de condições que afetam as articulações e a musculatura do nosso corpo.
Por isso, se preocupar em alinhar a coluna é tão importante. Ter o corpo em harmonia é fundamental para desempenhar as atividades do dia a dia com qualidade e não sofrer com dores ou desenvolver outras condições patológicas.
Como a fisioterapia pode ajudar a tratar e reverter desvios de coluna?
“A fisioterapia ajuda a tratar com terapias manuais como o alinhamento postural, que apresentam resultado mais expressivo, rápido e duradouro. E aliado a isso, também tratamentos com exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento. O ideal é fazer o alinhamento postural para trabalhar com todas essas técnicas para que o resultado seja de excelência”, explica Carolina.
O alinhamento postural é a forma mais efetiva para a reversão de desvios da coluna. Isso porque esse procedimento é focado justamente na correção e alinhamento da coluna. “Nas sessões de alinhamento postural, nós conseguimos fazer as manipulações necessárias para deixar a coluna o mais reta possível. A manipulação é feita com esse objetivo”, destaca Carolina.
“Mas também existem outras técnicas da fisioterapia que ajudam a alinhar os desvios da coluna como exercícios físicos, alongamento, quiropraxia e outras técnicas que podem complementar o tratamento”, complementa.
Vale ressaltar que a fisioterapia tem a capacidade de tratar a maior parte dos casos de desvios da coluna, sendo possível reverter ou atenuar o problema. Em alguns casos, também pode haver a necessidade de realização de cirurgia para corrigir a deformidade.
Por isso, é muito importante fazer o tratamento preventivo para evitar ou identificar potenciais desvios de forma precoce para corrigir o problema com assertividade e evitar preocupações maiores no futuro.
Sofre com desvios de coluna e quer reverter essa condição? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora!