Procurar um fisioterapeuta após o surgimento de alguma lesão ou dor é uma ideia que limita bastante os cuidados com o corpo. É daí que surge a ideia de fisioterapia preventiva para evitar o desenvolvimento de patologias que afetam a qualidade de vida.
É importante entender a fisioterapia como uma área que pode atuar para melhorar o funcionamento da musculatura e das articulações. Na Clinic Advance, a fisioterapia preventiva é a base de todos os processos e os pacientes são incentivados a manter os cuidados de forma preventiva.
Para entender melhor sobre a fisioterapia preventiva, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos explicou sobre esse conceito de fisioterapia, suas utilidades e seus benefícios para as pessoas.
O que é a fisioterapia preventiva?
A fisioterapia preventiva é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de prevenir o surgimento de doenças, dores e lesões em nosso corpo. Dessa maneira, esse conceito visa estimular a fisioterapia como parte da vida e não apenas como algo reservado apenas para a reabilitação de dores, lesões e patologias.
“O nosso corpo é uma máquina e precisa de cuidados. Tudo no nosso corpo precisa ser cuidado. Então, por exemplo, porque escovamos os dentes todos os dias, para preservar a nossa saúde bucal e daí por diante. Então, cuidar do restante do corpo também é muito importante”, explica Pedro.
Nesse sentido, a fisioterapia preventiva busca se adaptar a realidade de cada paciente, entendendo suas limitações físicas e necessidades. “A fisioterapia preventiva deve ser aplicada de acordo com a necessidade de cada um, é preciso tratar o que for necessário para o bem-estar”, afirma Pedro.
“Em exemplos simples, pessoas muito tensas precisam da fisioterapia preventiva para liberar essa tensão, pessoas com a coluna mais desalinhada precisam do alinhamento postural para corrigir a postura. Quem tem fraqueza muscular, precisa fazer fisioterapia para aumentar o fortalecimento muscular”, complementa.
Para quem é a fisioterapia preventiva?
“Não é preciso esperar a dor vir para correr atrás do prejuízo, é possível cuidar de maneira preventiva. Independentemente da idade, é preciso se cuidar! Através de um atendimento personalizado é possível adequar o tratamento mais eficaz para cada pessoa. Sempre falamos que envelhecer é uma certeza da vida, já envelhecer bem e com qualidade de vida é uma opção”, destaca Pedro.
Por ser um conceito aplicado para todos, a fisioterapia preventiva é bastante versátil. Confira abaixo quais são os principais perfis de pessoas que podem se beneficiar desse tratamento:
Idosos
Boa parte dos problemas de saúde que desenvolvemos acompanham o processo de envelhecimento. E muitas deles afetam nossos ossos, articulações e musculatura. Por isso, a fisioterapia preventiva é tão indicada para idosos. De acordo com as suas necessidades, a fisioterapia preventiva auxilia na melhora da qualidade de vida no dia a dia.
Trabalhadores
Jovens trabalhadores, independente de cargo e idade, podem se beneficiar bastante da fisioterapia preventiva. O ambiente de trabalho traz diversos agravantes a nossa saúde, inclusive, com a possibilidade do trabalho remoto. Lidar com estresse, pressão, má postura e esforço repetitivo não é nada fácil.
“É claro que é mais importante para idosos investirem na fisioterapia preventiva, mas se esse investimento começa quando ainda jovem, os resultados tendem a ser melhores, inclusive lidando com o processo de envelhecimento com muito mais bem-estar e qualidade de vida”, afirma Pedro.
Atletas
A fisioterapia preventiva também é muito importante para atletas. Não é à toa que em todos os esportes de alta performance, os atletas possuem acompanhamento fisioterapêutico.
Dessa maneira, de acordo com as necessidades dos atletas em determinados esportes, a fisioterapia preventiva ajuda a diminuir as chances de lesões mais graves e mais comuns. Além disso, o tratamento também pode ajudar no fortalecimento muscular e na melhora da performance em competições.
Quais são os principais benefícios da fisioterapia preventiva?
“As pessoas precisam encarar a fisioterapia preventiva como um investimento em saúde e qualidade de vida. Então, é importante que se antecipar é melhor do que lidar com dores e limitações por toda a vida. Isso garante que a pessoa possa fazer suas atividades rotineiras e atividades físicas no dia a dia”, afirma Pedro.
Acredito que já deu para perceber que o principal benefício é a qualidade de vida, mas em suma há muito mais questões que podem ser apontadas como benefícios da fisioterapia preventiva, confira quais são eles abaixo:
- Promove maior consciência corporal
- Melhora o condicionamento físico e a performance
- Reduz os riscos de lesões, fraturas e desenvolvimento de doenças
- Melhora a postura
- Melhora as funções sanguíneas e cardiorrespiratórias
- Aumenta a confiança e a autoestima
- Diminui os níveis de estresse e cansaço
Como podemos perceber, vale muito a pena procurar uma clínica de fisioterapia para iniciar a fisioterapia preventiva o quanto antes. Independente da sua idade, gênero e condições físicas e sociais, o tratamento preventivo pode ajudar em todos os sentidos, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida.
Quer começar a fisioterapia preventiva e recuperar a sua qualidade de vida? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora!