A dor no nervo ciático é algo comum e atinge pessoas de todas as idades e gêneros. Esse é um dos problemas mais incapacitantes, já que durante a crise por conta do nervo ciático inflamado, a pessoa sofre com limitações de movimentos e fortes dores que a impedem de fazer atividades rotineiras como trabalhar, estudar e fazer as tarefas de casa.
Aqui, vamos falar sobre as principais causas, tratamentos e maneiras para prevenir a inflamação do nervo ciático. Vale ressaltar que os cuidados com o nervo ciático são muito importantes, já que esse é o nervo mais longo do nosso corpo, se estendendo das costas até os nossos pés, passando por toda a extensão das pernas.
Para nos ajudar a entender a melhor maneira de tratamento o ciático inflamado, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, que nos explicou como a fisioterapia e o alinhamento postural são grandes aliados no tratamento desse tipo de inflamação.
O que pode causar a inflamação do nervo ciático?
“A compressão do nervo ciático pode estar associada a dores e tensões musculares ou devido a rigidez articular. Vale ressaltar que o nervo pode estar comprimindo sozinho. Essa inflamação pode acontecer de surpresa ou quando a pessoa faz algum movimento brusco e pinça o nervo, o que causa a famosa “travada na coluna”, explica Pedro.
“Vale frisar também que quando a pessoa estiver com o ciático inflamado, ela estará com o corpo desalinhado. Como sempre falamos aqui, quando estamos desalinhados nós geramos sobrecargas no nosso corpo. Daí surgem problemas como dores musculares e dores nas articulações e a compressão do nervo ciático”, complementa.
Onde dói quando o nervo ciático está inflamado?
No geral, é bastante comum que a dor no nervo ciático irradie para uma das pernas, mas pode acometer as duas. Sintomas como fisgadas e pontadas nas costas, dificuldade de locomoção, formigamento e queimação nas pernas, perna cansada também são comuns durante a inflamação do nervo ciático.
Como saber se o nervo ciático está doendo?
Para ter a certeza de que o seu problema é no nervo ciático, a dica é ficar atento aos sintomas listados no tópico acima. Dessa forma, será muito mais fácil identificar se a dor é realmente no nervo ciático. Vale ressaltar que já nos primeiros sinais de dores na lombar e nas pernas, é possível entender que o nervo ciático está inflamado.
Qual é o melhor tratamento para nervo ciático inflamado?
O tratamento clínico da inflamação do nervo ciático passa pelo uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e para dor neuropática. O ortopedista, médico que avalia esse tipo de dor, também pode recomendar repouso por alguns dias e a realização de alguns exercícios para alívio e recuperação total da inflamação.
Além da ajuda clínica, também é importante procurar um fisioterapeuta para fazer as manipulações necessárias no corpo a fim de acabar com a inflamação. Esse profissional pode encontrar a origem da compressão no nervo e indicar o tratamento mais adequado. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
Como a fisioterapia pode ajudar a tratar a inflamação do nervo?
“A fisioterapia possui vários recursos para ajudar a desinflamar o nervo ciático. Aqui na Clinic Advance, nós começamos o tratamento com o alinhamento postural para alinhar o corpo do paciente e diminuir a possível origem da compressão do nervo ciático, diminuindo a inflamação”, destaca Pedro.
“Com o corpo alinhado, nós também realizamos outros procedimentos como a eletroterapia, a liberação miofascial, mobilizações articulares, quiropraxia e outras técnicas que ajudam a tratar a inflamação no nervo ciático”, complementa.
A fisioterapia possui diversos recursos como o alinhamento postural e outras técnicas, que aliados conseguem ajudar o paciente a estar plenamente recuperado da inflamação no nervo ciático, em média, após três sessões.
Como prevenir a inflamação no nervo ciático?
“É muito importante que a pessoa se movimente e busque ajuda profissional para realizar as atividades e tratamentos necessários para não sofrer novamente com o nervo ciático inflamado”, enfatiza Pedro.
Fizemos uma lista abaixo com três dicas de prevenção essenciais para evitar a inflamação do nervo ciático, confira abaixo:
Alinhamento postural
“Uma das melhores maneiras de prevenir a inflamação do nervo ciático é realizar sessões de alinhamento postural. Esse cuidado é importante como tratamento preventivo para diminuir as chances do paciente de sofrer com o nervo ciático inflamado e também com diversas outras patologias”, explica Pedro.
Exercícios de alongamento e mobilidade
“Fazer exercícios de alongamento e de mobilidade também é um fator de prevenção importante. Com a realização frequente destes exercícios, o paciente consegue diminuir as tensões e a rigidez articular, o que diminui as chances da compressão no nervo”, explica Pedro.
Atividades físicas
“A prática de atividades físicas ajuda a fortalecer a nossa musculatura e as nossas articulações, isso é fundamental para evitar que o nervo ciático inflame. Atividades como natação, ioga e pilates podem ajudar bastante nestes casos”, indica Pedro.
Quer tratar as suas dores no nervo ciático com alinhamento postural? Agende sua consulta com um de nossos profissionais.