A fraqueza muscular é um problema bastante comum em idosos, mas também presente em pessoas mais jovens devido a diversos fatores como lesões que necessitam de imobilização ou cirurgia, por exemplo.
Essa condição pode afetar bastante a qualidade de vida, já que restringe locomoção, flexibilidade e favorece o surgimento de algumas outras condições como a tendinite.
Para nos ajudar a entender o que é, quais as causas e sintomas da fraqueza muscular e como a fisioterapia pode ajudar, convidamos o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que nos ajudou a montar este artigo.
O que é fraqueza muscular?
“A fraqueza muscular se caracteriza por um volume diminuído de músculo, o que pode ser perceptível pelo excesso de pele. Essa condição pode ocasionar lesões, desequilíbrio corporal e o surgimento de outras patologias”, explica Pedro.
“Com o passar do tempo, nós vamos envelhecendo isso causa o desgaste natural do nosso corpo. Nesse processo, nós perdemos o sarcômero, que é uma unidade contrátil da fibra muscular e perdemos células e isso ajuda a enfraquecer os nossos músculos”, complementa.
Essa condição geralmente é percebida em atividades cotidianas como dificuldade para levantar os braços, subir e descer uma escada ou manusear e segurar objetos entre os dedos.
Fraqueza muscular x fadiga
Por trazer uma forte sensação de cansaço, muitas pessoas confundem a fraqueza muscular com outros problemas como a fadiga. A fraqueza muscular é uma condição que se caracteriza como limitadora de movimentos e excesso de pele nos músculos, já a fadiga é um sintoma comum de forte cansaço muscular após ter feito um esforço.
Então, a fraqueza muscular é a perda de resistência no músculo, já a fadiga é um sintoma de cansaço após fazer um treino intenso na academia, por exemplo.
Quais são as principais causas da fraqueza muscular?
A fraqueza muscular possui diversas causas e pode estar relacionada a diversas questões. Listamos cinco causas comuns da fraqueza muscular, confira abaixo:
Envelhecimento natural
“A principal causa da fraqueza muscular é o envelhecimento natural, nós vamos ficando com a musculatura mais fraca”, afirma Pedro.
Com o passar dos anos perdemos fibras musculares devido a perda de sarcômero, que é a unidade contrátil da fibra muscular e isso deixa o músculo mais flácido. Dessa forma, com o avanço da idade é comum que a pessoa idosa sinta os sintomas de fraqueza muscular cada vez mais intensos.
Sedentarismo
A falta de exercícios físicos também contribui para a fraqueza muscular. O sedentarismo acaba por prejudicar bastante a nossa qualidade de vida. Ficar muito tempo em frente ao computador ou vendo televisão, faz com que seus músculos percam força e isso faz com que as fibras musculares sejam substituídas por gordura.
Necessidade de imobilização
“Além das condições normais de idade, também é possível sofrer uma fraqueza muscular após uma cirurgia em que a pessoa precisou ficar internado ou teve de imobilizar algum membro. Essa condição também acaba causando uma perda muscular muito grande, dependendo do caso”, afirma Pedro.
Diabetes e problemas cardíacos
Doenças cardíacas e a diabetes também influenciam no surgimento da fraqueza muscular. Problemas como a insuficiência cardíaca diminuem o volume de sangue no corpo e isso diminui a quantidade de oxigênio no corpo, o que causa uma fraqueza muscular com o passar do tempo.
Já no caso da diabetes, por conta de níveis mais altos de açúcar, os músculos não conseguem funcionar corretamente e ficam mais fracos. Isso acontece, principalmente, em casos de diabetes desregulada.
Quais são os principais sintomas da fraqueza muscular?
“Os principais sintomas são a falta de estabilidade, dores, a pessoa tem maiores chances de sofrer com inflamações como a tendinite, também tem maiores chances de sofrer quedas no dia a dia. Afinal, o que sustenta nosso corpo é o músculo e a partir do momento em que ele está fraco, isso afeta toda a nossa qualidade de vida”, destaca Pedro.
Fizemos uma lista abaixo bem organizada, para exemplificar quais são os principais sintomas e te ajudar a identificar a fraqueza muscular, confira:
- Perda de mobilidade e restrição de movimentos
- Cansaço rápido ao fazer exercícios
- Sentir tremores e cãibras musculares recorrentemente
- Dificuldade de executar tarefas simples do dia a dia como caminhar, corre ou levantar objetos
- Dificuldade de sustentar o peso do corpo (em casos mais graves)
Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da fraqueza muscular?
“A fisioterapia pode ajudar muito com a aplicação de exercícios de reforço muscular para recuperar a região com fraqueza muscular. Fazemos diversas condutas com um mix de exercícios de fortalecimento isotônicos e isométricos, exercícios de propriocepção para melhorar o equilíbrio”, afirma Pedro.
Nesse sentido, a fisioterapia é uma grande aliada para recuperar a resistência muscular e fortalecer os músculos. Por isso, é muito importante procurar o auxílio de um fisioterapeuta para iniciar tratamento.
Quer fazer sessões de fisioterapia para recuperar o tônus muscular? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora!