Conviver com dores no corpo é muito comum entre os brasileiros. E uma das regiões do corpo mais afetadas por dores e patologias é o quadril. As dores no quadril possuem múltiplas causas e diversas opções de tratamento. Aqui vamos te mostrar como o alinhamento postural e a fisioterapia podem ajudar a tratar e prevenir as dores no quadril.
Em casos mais graves, a dor no quadril pode ser motivo para cirurgia. No Brasil, cerca de 8 mil pessoas esperam na fila do SUS pela cirurgia de quadril. Por isso, é importante prestar bastante atenção e procurar ajuda nos primeiros sintomas para evitar problemas mais graves.
Para entender melhor sobre as causas e o tratamento das dores, convidamos a fisioterapia Carolina de Almeida, da Clinic Advance, que nos explicou como as dores podem se desenvolver e porque o quadril é tão importante para o nosso corpo.
Quais as principais causas das dores no quadril?
Como já falamos aqui, as dores no quadril podem surgir por diversos fatores. Abaixo, listamos as quatro principais causas, confira:
Artrose
A artrose é uma doença que atinge mais de 80% dos idosos de todo o mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Esse problema se caracteriza como o desgaste natural das articulações, por isso um dos seus principais fatores de risco é o envelhecimento.
Quando se desenvolve no quadril, a artrose costuma surgir por conta de compensações ou sobrecarga na região do quadril. Isso geralmente se deve a prática de exercícios físicos de alta intensidade e das atividades de rotina do paciente.
Tendinite
A tendinite é outro problema que pode causar dores no quadril. Esse problema se caracteriza como a inflamação dos tendões, que são fibras capazes de transmitir a contração muscular para a realização de movimentos e quando afeta o quadril pode causar sérias limitações de movimentos simples como caminhar, se abaixar ou se sentar.
Bursite
A bursite é uma inflamação bastante comum em regiões como ombro e braço, mas também pode atingir o quadril. Basicamente, a bursite é a inflamação da Bursa, bolsas de líquido responsáveis por diminuir atrito nas articulações. No caso do quadril, a bursite atinge um dos lados e a inflamação pode irradiar para os membros inferiores.
Fratura por estresse
As fraturas por estresse são microfaturas que acometem o quadril por conta de atividades repetitivas e sequenciais e de esforço ou sobrecarga da região.
“Todos os exemplos citados acima são bastante comuns entre os pacientes que procuram a Clinic Advance para tratar as dores no quadril”, ressalta Carolina. Para diagnosticar a causa das dores no quadril, a pessoa pode realizar uma avaliação com fisioterapeuta ou procurar um ortopedista para realizar exames de imagem que atestem a causa das dores.
Quais são os principais sintomas? Quando as dores no quadril se tornam preocupantes?
Por ser multifatorial, as dores no quadril apresentam diversos sintomas, de acordo com a sua causa. Nesse sentido, é muito importante prestar atenção aos sinais para recorrer ao tratamento. Confira abaixo quais são os principais sintomas das dores no quadril:
- Dor intensa e recorrente
- Inflamação na região do quadril e dos glúteos
- Rigidez muscular
- Pouca mobilidade
As dores se tornam preocupantes quando elas se tornam recorrentes e ficam mais intensas. Como vimos, os sintomas acabam levando o paciente a perder qualidade de vida, já que as dores costumam limitar movimentos e incomodar bastante no dia a dia.
Qual é o melhor tratamento para aliviar dores no quadril?
“Primeiro, é importante fazer uma avaliação para descobrir a causa das dores. Em muitos casos, o paciente já vem com o diagnóstico, apresenta exames de imagens, mas muitas vezes precisamos fazer a anamnese para identificar a causa das dores”, afirma Carolina.
A fisioterapia é o principal e melhor tratamento para dores no quadril. Mas o paciente também é aconselhando a procurar um ortopedista para que tratamento seja complementado com o uso de analgésicos e anti-inflamatórias.
Tratamento para dores no quadril na Clinic Advance
“Na Clinic Advance, o tratamento passa pela aplicação do alinhamento postural e da fisioterapia convencional. Dessa forma, nós conseguimos fazer a tração da articulação do quadril e soltar a musculatura da região e dos membros inferiores. E se houver algum quadro inflamatório, a gente também utiliza diversos aparelhos como o laser para diminuir a inflamação”, explica Carolina.
Vale ressaltar que a Clinic Advance atua no tratamento das dores já instaladas, mas não só. Os fisioterapeutas da clínica enfatizam a necessidade do tratamento preventivo e do fortalecimento da região afetada para evitar o retorno das dores.
“Depois da pessoa ter iniciado o tratamento e vir apresentando bons resultados, nós também entramos com um trabalho de fortalecimento de glúteos, que é o principal estabilizador do quadril. Isso é importante para evitar a recorrência das dores ou surgimento de alguma patologia na região do quadril” explica Carolina.
Quer tratar suas dores no quadril? O alinhamento postural pode te ajudar. O principal objetivo do alinhamento é alinhar o quadril, que é o centro do nosso corpo. Com isso, o paciente recupera qualidade de vida e bem-estar.
Venha recuperar sua qualidade de vida com um de nossos profissionais! Marque sua avaliação clicando no botão abaixo.