As dores no nervo ciático afetam milhões de brasileiros. Viver com dores no nervo ciático pode causar diversas restrições de movimentos, já que o nervo percorre uma região bastante complexa, passando por vários ossos e músculos do nosso corpo.
Devido ao ritmo acelerado no dia a dia e a falta de cuidado com o corpo, muitas pessoas podem desenvolver inflamações graves no nervo ciático, o que diminui o bem-estar e a qualidade de vida, dificultando a mobilidade e a realização de tarefas básicas do dia a dia.
Para nos ajudar a entender as principais causas e os benefícios da fisioterapia no tratamento de dor no nervo ciático, conversamos com o fisioterapeuta Pedro Henrique de Medeiros, da Clinic Advance, que ressaltou a importância de compreender a importância do nervo ciático e como tratar o problema.
O que é o Nervo Ciático?
O primeiro passo é entender a complexidade da nossa coluna e do nosso sistema nervoso. “Nossa coluna é dividida em três regiões: cervical, torácica e lombar. A cervical tem sete vértebras, a torácica tem doze vértebras e a lombar tem cinco vértebras. Toda essa região compõe a nossa coluna e nela fica a nossa medula. E é da nossa medula que nascem os nossos nervos, e o mais conhecido deles é o nervo ciático”, explica Pedro.
Dentro desse sistema complexo, o nervo ciático é o principal nervo do nosso corpo, sendo importantíssimo mantê-lo saudável. “O nervo ciático é um par de nervos que começa na região lombar e percorre as nossas pernas até os pés. Dessa forma, esse nervo é o mais fibroso e o maior nervo do nosso organismo, sendo vital para o nosso sistema nervoso”, ressalta Pedro.
O fisioterapeuta também destaca que por essas questões, o nervo ciático acaba sendo acometido por dores. A tendência é que muitas pessoas sofram com dores no nervo ciático ao longo da vida.
Quais podem ser as causas da dor?
“Diversas causas podem causar a inflamação no nervo ciático. As dores podem surgir por conta de diversos fatores como a má postura, a tensão muscular, a fraqueza muscular, um estilo de vida sedentário ou questões relacionadas a saúde como o sobrepeso, ou a vícios como o alcoolismo”, explica Pedro.
“Uma das principais causas de dor no nervo ciático é o desalinhamento do quadril, que faz com que o nosso corpo gere mais tensões e encurtamentos em lado do que o outro do corpo. Com o quadril desalinhado, o nosso corpo gera compensações que podem contribuir para pinçar o nervo e causar a dor”, complementa.
Podemos então entender que conhecer as causas das dores no nervo ciático é fundamental para realizar o tratamento mais indicado. A necessidade de avaliação por um fisioterapeuta capacitado é essencial para que a pessoa possa tratar a causa da dor.
Como a fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor no nervo ciático?
A fisioterapia é uma grande aliada para tratar as dores no nervo ciático. Vimos acima que as principais causas da inflamação no nervo estão relacionadas as dificuldades causadas pela falta de atenção com o corpo no dia a dia e isso reflete em diversos problemas como as dores no nervo ciático e outros problemas na coluna.
“Nós da Clinic Advance, temos o conceito do alinhamento postural que consiste em manter o corpo sempre em harmonia, sempre alinhado. Então, nós trabalhamos com o alinhamento postural para deixar o corpo o mais alinhado possível, aliviando a sobrecarga de peso sobre o nervo ciático e isso gera o alívio das dores”, destaca Pedro.
O fisioterapeuta também ressalta que outros procedimentos são essenciais para potencializar os resultados do tratamento, como aplicar a quiropraxia na região lombar, fazendo o estalido das vértebras, o que ajuda a promover um alívio nas articulações enrijecidas por conta da inflamação no nervo.
Além disso, o processo também depende de exercícios para fortalecimento e alongamento da região da lombar e das pernas. Pedro explica que esses exercícios são fundamentais para pacientes com essas regiões fragilizadas ou enrijecidas por conta de encurtamentos musculares.
“Também fazemos a mobilização neural, que é uma espécie de alongamento do nervo e até a compressa de água quente, que aumenta a vascularização e promove o relaxamento da região. E claro, vale ressaltar que cada caso é um caso! Avaliamos a necessidade de cada paciente e indicamos o melhor tratamento individualmente, assim conseguimos tratar a causa das dores e não apenas aliviar os sintomas”, destaca Pedro.
A Clinic Advance trabalha com atendimentos personalizados para desenvolver o tratamento mais indicado para as necessidades de cada cliente. Você sofre com problemas no nervo ciático? Entre em contato com a gente e marque uma avaliação!
Podemos te ajudar a se livrar das dores e ganhar mais qualidade de vida.