O bruxismo é um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 30% da população mundial é acometida pelo bruxismo. No Brasil, o percentual sobre para 40%.
O problema está listado na ICSD-R (Classificação Internacional de Distúrbios do Sono) e os dados mostram que, pelo menos, 85% das pessoas vão apresentar sinais de bruxismo em algum momento da vida. Por envolver as articulações e músculos de mastigação, é importante tratar o bruxismo para não desenvolver outros problemas mais graves na região.
Aqui vamos mostrar o que fazer para controlar o bruxismo e quais complicações podem surgir por conta da falta de tratamento, então vamos lá! Para nos ajudar a entender os benefícios e atuação da fisioterapia para controle do bruxismo, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance.
O que é o Bruxismo?
O bruxismo é um distúrbio muscular repetitivo da mandíbula, que se caracteriza pelo ato de bater, ranger ou apertar os dentes de forma involuntária. O problema é o mais comum entre os distúrbios do movimento durante o repouso, já que o aperto dos dentes acontece, na maioria das vezes, durante o sono.
Quais são os principais sintomas do bruxismo?
O principal sintoma do bruxismo é o ranger de dentes, que pode ser notado por familiares e amigos. Porém, existem muitos outros sintomas que tornam o distúrbio perceptível para a pessoa acometida pelo problema. Confira alguns dos principais sintomas do bruxismo abaixo:
- Dor ao mastigar
- Dor de cabeça ao acordar
- Sensibilidade excessiva nos dentes
- Dentes quebrados (quebra de restaurações dentárias)
- Cansaço excessivo
- Mobilidade excessiva do dente
Quais são as principais causas do bruxismo?
Geralmente, o bruxismo atinge mais mulheres e homens na fase adulta, não sendo tão comum em idosos ou crianças. Não há um consenso de causa do bruxismo, mas é possível identificar diversos fatores que favorecem o surgimento do problema.
“O bruxismo pode surgir por fatores genéticos ou por problemas como a ansiedade e o alto nível de estresse no dia a dia. O problema também pode ter origem na oclusão e dificuldade no fechamento da mandíbula”, explica Carolina.
Quais as principais consequências do agravamento do bruxismo?
Por envolver articulações da região da mandíbula e todos os músculos da mastigação, o agravamento do bruxismo pode causar diversas complicações como a DTM (Disfunção Temporomandibular), problema que se apresenta em 70% dos casos de bruxismo e se caracteriza como o desgaste e a má posição das articulações da mandíbula.
Em outros casos mais graves de bruxismo, a pessoa pode sofrer com dores e até perda de dentes, fortes dores de cabeça e excesso de sensibilidade dentária. Além disso, também pode haver a perda de qualidade do sono, o cansaço excessivo, entre outras complicações por conta da falta de tratamento do bruxismo.
Há cura para o bruxismo?
Muito se fala sobre a cura para o bruxismo, mas é importante entender que esse problema pode se apresentar em ciclos, então o paciente deve buscar controlar o problema e o desenvolvimento de outras patologias por conta do agravamento do distúrbio.
“Primeiro, é importante entender as causas do bruxismo para determinar o tratamento adequado. Dependendo da causa, nós conseguimos melhorar os sintomas com as técnicas de terapia manual”, destaca Carolina.
Uma das principais recomendações para pacientes com bruxismo é procurar um dentista para realizar o tratamento mais adequado. A fisioterapia pode surgir como alternativa complementar para eliminar as dores e as tensões na região da mandíbula.
“Em casos de problema funcional como a oclusão ou disfunção da mandíbula, aí a melhor opção é procurar um dentista para realizar o tratamento. Geralmente, nós da Clinic Advance, orientamos os pacientes a procurarem um dentista para que ele faça uma plaquinha que consegue diminuir a pressão entre os dentes, evitando lesões mais graves”, ressalta Carolina.
A placa de bruxismo é feita sob medida por dentistas e ajuda a proteger a arca dentária, evitando o contato entre os dentes, sendo parte do tratamento para o controle do bruxismo.
Como a fisioterapia ajuda no tratamento do bruxismo?
“A fisioterapia serve para aliviar os sintomas. Se há fatores genéticos ou questões como ansiedade ou estresse, nós conseguimos aliviar as dores e diminuir a tensão na região com a aplicação das técnicas de terapia manual. Com isso, fazemos a soltura da musculatura da mandíbula, da têmpora e isso ajuda a controlar os efeitos dos sintomas do bruxismo” explica Carolina.
Por meio das técnicas de terapia manual, o paciente consegue ter um grande alívio no incômodo causado pelo bruxismo. É importante ficar atento aos sintomas para controlar o bruxismo de imediato, sem deixar que o problema se agrave e possa diminuir a sua qualidade de vida.
Quer saber como a Clinic Advance pode te ajudar a diminuir as dores causadas pelo bruxismo? Entre em contato e faça uma avaliação conosco! Estamos te esperando!