Hérnia de disco: sintomas e como tratar

A hérnia de disco é uma doença que atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O problema pode afetar as regiões lombar, a cervical e torácica. A doença tem diversos estágios e pode ser controlada por meio de tratamentos conservadores como a fisioterapia.

Mas em alguns casos a cirurgia acaba se fazendo necessário para recuperação da qualidade de vida do paciente. Um caso recente de grande repercussão foi a operação feita pelo cantor Wesley Safadão, que chegou a perder a sensibilidade das pernas por conta de uma hérnia de disco. Na época, o cantor teve de cancelar sua agenda de shows para conseguir fazer uma operação de emergência e controlar a doença.

A nossa coluna é dividida em vértebras, discos, ligamentos e músculos. Os discos são responsáveis por serem os amortecedores das nossas movimentações do dia a dia. É assim que conseguimos realizar atividades e fazer qualquer movimento sem nenhuma restrição. A danificação dessa estrutura causa a hérnia e pode causar dores irradiadas na região atingida e até nas pernas.

A fisioterapia é uma das maiores aliadas no processo de tratamento da hérnia de disco. Para entender mais sobre as causas, sintomas e tratamento da hérnia de disco, conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance, confira a entrevista abaixo:

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é uma complicação que ocorre na coluna, que consiste no desgaste do disco que fica entre as vértebras da coluna. O disco é um segmento cartilaginoso e fica entre as vértebras para amortecer o impacto das movimentações do dia a dia.

Dessa forma, o paciente acaba desenvolvendo a hérnia de disco quando acontece o rompimento ou achatamento desse disco. E nisso, o núcleo do disco pode sair e pinçar um nervo, daí que o paciente começa a sentir os sintomas da hérnia de disco.

Quais são as principais causas da hérnia de disco?

É multifatorial, não há uma causa específica para a hérnia de disco. Dentre as principais origens, há alguns fatores mais comuns como a hereditariedade, a má postura, o ato de carregar muito peso de maneira errada ao longo da vida, o envelhecimento e outros hábitos nada saudáveis como fumar.

Tudo isso pode favorecer o desenvolvimento de uma hérnia de disco. Por isso, é importante ficar sempre atento aos sintomas e estar em acompanhamento com um médico.

Qual é o melhor tratamento para hérnia de disco? Como a fisioterapia pode ajudar?

O melhor tratamento é o conservador. A cirurgia deve ser a última opção nestes casos. O primeiro a se fazer é buscar a fisioterapia para diminuir as dores e aumentar a qualidade de vida.

Na Clinic Advance, nós trabalhar com as técnicas de terapia manual para conseguir descomprimir esse disco e fazer com que ele pare de pinçar o nervo. E depois, o paciente passa a realizar com frequência exercícios de alongamento e mobilidade para o fortalecimento dessa região.

A hérnia de disco tem cura?

Não há cura, mas é possível regredir a hérnia de disco dependendo do estágio da doença. A hérnia de disco tem quatro estágios, do mais leve ao mais grave. Então, geralmente nós conseguimos regredir a hérnia para um estágio anterior, trazendo mais qualidade de vida ao paciente.

Em casos mais graves, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária para diminuir a gravidade do problema, mas a cirurgia não é necessária na maioria dos casos.

Tipos de hérnia de disco e seus principais sintomas

Como falamos no início do artigo, a hérnia de disco pode atingir diferentes regiões da coluna, existem três principais tipos: a hérnia de disco lombar, a cervical e a torácica.

Geralmente, os sintomas da hérnia de disco não são sentidos no período de desenvolvimento da doença. Quando o paciente começa a sentir os primeiros sintomas, é sinal de que o disco já está desgastado e pinçando o nervo.

O primeiro sintoma a ser sentido é uma dor nas cotas, que pode começar leve e ir aumentando de intensidade ao longo do tempo. Além da dor localizada, a hérnia de disco também causa o que chamamos de dor irradiada.

Por afetar os nervos da coluna, é bastante comum que as pessoas sintam dores em outras regiões do corpo como ombros, joelhos e pernas. Em alguns casos, o paciente pode sentir dores no simples ato de respirar.

O formigamento e da dormência, principalmente das pernas, é bastante comum em pessoas que convivem com a hérnia de disco. O tratamento da patologia com a fisioterapia permite que a hérnia de disco possa regredir, evitando que o disco afete o nervo, e consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

O tratamento da hérnia de disco na Clinic Advance é realizado com a combinação de terapias manuais como o alinhamento postural e a liberação miofascial para diminuir o impacto do desgaste do disco e desinflamar a região ao redor para que o paciente tenha mais liberdade para fazer suas atividades do dia a dia sem dor ou restrições de movimentos.

Ficou interessado? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais clicando no botão abaixo!