Dor nas costas: o que pode ser?

Conheça as principais causas das dores nas costas.

A dor nas costas é um dos principais vilões do nosso bem-estar e qualidade de vida. Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), 619 milhões de pessoas foram afetadas pelas dores nas costas em 2020.

Ainda segundo a OMS, a expectativa é de que o número de afetados pelas dores nas costas possa chegar a 843 milhões de pessoas afetadas por ano até 2050. Além da diminuição de qualidade de vida, a dor nas costas traz prejuízos a nossa produtividade. A OMS aponta que a dor nas costas é a principal causa de incapacidade de trabalho em todo o mundo.

E o estilo de vida moderno, as novas tecnologias e tudo o envolve o dia a dia de trabalho, transformou as dores nas costas em um problema que afeta pessoas de todas as idades. Se antes as dores eram mais comuns em pessoas idosas, hoje já é comum vermos jovens de 18 a 30 anos sofrerem com dores intensas nas costas.

Conversamos com a fisioterapeuta Carolina de Almeida Araújo, da Clinic Advance, que nos explicou as principais causas de dores e possíveis tratamentos, além de falar dos benefícios do alinhamento postural para aliviar e eliminar as dores.

Quais são as principais causas de dores nas costas?

Existem diversos fatores de risco que contribuem para o surgimento das dores nas costas. Confira abaixo as principais causas:

Patologias na coluna

“As dores nas costas podem ser fruto de alguma patologia na coluna como escoliose, hérnia de disco, bico de papagaio e a artrose. Essas patologias geram um comprometimento que afeta a estrutura da coluna”, explica Carolina.

O desenvolvimento de patologias na coluna pode acontecer por diversos fatores, geralmente relacionados a questões como a má postura, sedentarismo, sobrepeso e outros problemas que geram compensações no corpo.

Problemas musculares

“As dores também podem surgir por conta de algum problema muscular como a lombalgia, a qual é a retração da musculatura das costas, por exemplo. Se a dor tiver relação com problemas musculares, alguns fatores podem ter causado o problema como noites mal dormidas, levantar peso em excesso ou fazer um movimento errado como dobrar o corpo”, afirma Carolina.

Nesse sentido, as dores nas costas podem surgir por causas musculares devido a fatores externos. Um simples movimento brusco, por exemplo, pode afetar alguma região das costas e gerar dores bastante incômodas.

Como a fisioterapia ajuda a aliviar e eliminar as dores nas costas?

A fisioterapia é uma grande aliada no tratamento das dores nas costas, ajudando em todas as partes do processo, desde encontrar as causas até eliminar as dores. Entenda como a fisioterapia pode te ajudar a tratar as dores nas costas:

Identificar a causa das dores

O primeiro objetivo de um fisioterapeuta é encontrar a causa do problema. “Aqui na Clinic Advance, nós fazemos uma avaliação para encontrar a causa da dor e traçamos a estratégia de melhor tratamento para o paciente. É importante entender que não é possível generalizar, cada paciente possui necessidades específicas”, destaca Carolina.

Terapias manuais e manipulações na coluna

“Em geral, nós podemos aplicar técnicas de terapia manual para conseguir soltar e relaxar a musculatura. Isso ajuda a eliminar ou diminuir o quadro inflamatório, o que promove um grande alívio no paciente, diminuindo bastante a intensidade da dor”, afirma Carolina.

Além das técnicas de terapia manual para soltar a musculatura enrijecida, pode ser preciso realizar manipulações na estrutura da coluna. “As manipulações na coluna ajudam a descomprimir as regiões nervosas e abrir espaço entre as vértebras, melhorando os espaços intra-articulares, trazendo mais qualidade para a coluna”, explica a fisioterapeuta.

Exercícios de fortalecimento e mobilização

Além de tratar e eliminar a dor, a fisioterapia também pode ajudar o paciente a prevenir a volta das dores a longo prazo. “Nós também buscamos trabalhar com exercícios de alongamento, fortalecimento e mobilização para ajudar não só o paciente a eliminar a dor, mas também prevenir o seu retorno”, destaca Carolina.

Alinhamento postural é uma das técnicas mais eficazes para tratar dores nas costas

“O alinhamento postural é um dos tratamentos mais eficazes para tratar as dores nas costas. Existem vários recursos dentro do alinhamento postural para conseguir melhorar as dores do paciente. Tudo depende da avaliação, mas podemos usar técnicas como a liberação miofascial e acessórios como ventosas, agulhas e aparelhos de analgesia para melhorar o quadro da dor”, afirma Carolina.

Pioneira no alinhamento postural, a Clinic Advance pode te ajudar a combater e prevenir as dores nas costas. Está sofrendo com as dores e não encontra solução? Marque uma avaliação com um de nossos fisioterapeutas clicando no botão abaixo!