O que são cãibras musculares?

Você já sofreu com cãibras a fazer exercícios ou simplesmente ao caminhar na rua? Provavelmente sim. Esse é um problema comum no dia a dia, principalmente de quem tem uma vida muito corrida.

Aqui, vamos mostrar o que de fato são cãibras musculares, porque elas acontecem, suas principais causas, além de entender o melhor tratamento para prevenir e aliviar as cãibras no dia a dia.

Para isso, convidamos a fisioterapia Carolina de Almeida Araujo, que nos ajudou a montar este artigo. Então, vamos lá descobrir tudo sobre cãibra muscular!

O que são cãibras musculares? Quais são as principais causas?

“A cãibra muscular é o enrijecimento involuntário de uma musculatura. Então, as pessoas não têm controle, a cãibra acontece de forma abrupta, sem esperarmos por isso”, afirma Carolina.

Dessa maneira, podemos entender a cãibra como uma espécie de contratura muscular. Geralmente, as cãibras são mais comuns nas pernas, mas podem acontecer em outros músculos do corpo.

Nesse sentido, é importante entender que as cãibras musculares são multifatoriais, ou seja, podem surgir por diversos fatores. Conheça abaixo quais são as principais causas:

Uso excessivo do músculo

“Uma das causas mais comuns é o excesso de uso da musculatura. Então, uma pessoa que faz musculação e treina os mesmos músculos por dois ou três seguidos, ou que joga futebol por horas, por exemplo, pode sentir cãibras porque está usando o músculo de forma excessiva”, explica Carolina.

O uso excessivo do músculo em atividades físicas acaba causando cãibras por gerar uma tensão e cansaço no músculo. Isso favorece as contrações involuntárias causadas pela cãibra.

Desidratação

“A cãibra pode ser causada por diversos motivos. A principal delas é ter uma musculatura desidratada; por isso, é importante que pessoas que sofram com cãibras frequentemente bebam bastante água”, afirma Carolina. A falta de hidratação adequada favorece o surgimento das cãibras musculares.

Má circulação sanguínea

Quem sofre com a má circulação sanguínea tem tendência a conviver com cãibras musculares. Isso acontece por que a má circulação faz com que a musculatura seja mais exigida na hora de se movimentar e isso causa mais contrações involuntárias do músculo, ou seja, causa cãibras.

Má postura

A má postura pode também ser uma das causas das cãibras. Se manter em uma mesma posição por muito tempo em uma postura errada favorece o surgimento das cãibras musculares.

Carência de nutrientes e vitaminas

“Outro motivo comum é a deficiência de alguma vitamina no nosso corpo; por isso, é importante realizar exames de sangue para identificar disfunções de vitaminas ou hormonais”, afirma Carolina.

A dica é sempre manter uma boa dieta e hábitos saudáveis. Além disso, tenha acompanhamento nutricional e faça seus exames de rotina para garantir que está tudo em dia.

Como aliviar as cãibras?

Antes de falar sobre como tratar e prevenir as cãibras musculares, vamos te explicar o que fazer no momento da cãibra para aliviar seus sintomas. Mesmo que as cãibras possam desaparecer de forma espontânea, durante alguns segundos ou minutos, é importante saber como aliviar os incômodos de forma rápida e correta.

No momento que sentir a cãibra, o ideal é que adote algumas dicas como massagear o local, alongar os músculos da região e aplicar uma compressa quente. Todos os métodos ajudam a soltar e relaxar a musculatura para aliviar a contração do músculo.

Como fazer para tratar e prevenir cãibras musculares?

Agora que você já sabe o que fazer ao sentir cãibras, também separamos algumas dicas de como tratar e prevenir as cãibras musculares, confira abaixo:

Alongamento

Os exercícios de alongamento são muito importantes no dia a dia. É aconselhável que a pessoa os inclua na rotina e alongue os músculos após a realização de atividades físicas. Isso será importante para ajudar na flexibilidade e facilitar o relaxamento muscular após o uso mais intenso dos músculos.

Aquecer antes de atividades físicas

“Uma dica importante é aquecer antes das atividades físicas. Isso é bastante importante para diminuir as chances de ter cãibras após os exercícios”. Deixar o músculo aquecido é uma maneira de diminuir a chance de contrações involuntárias.

Se hidratar bastante

Já falamos aqui e reiteramos que a hidratação é muito importante para prevenir cãibras musculares. Por isso, busque criar o hábito de beber, pelo menos, dois litros de água por dia.

Manter uma dieta equilibrada

Ter uma dieta equilibrada é importante para regular os seus níveis hormonais e evitar a carência de nutrientes e vitaminas importantes para o nosso corpo. Uma alimentação saudável pode te ajudar em diversos aspectos, inclusive evitar cãibras musculares.

Contar com o auxílio de um fisioterapeuta

Com sessões de fisioterapia, é possível prevenir cãibras musculares. Dentro das técnicas aplicadas, a liberação miofascial é uma das mais indicadas para ajudar na soltura da musculatura e prevenir cãibras nas atividades do dia a dia.

Quer marcar a sua sessão de liberação miofascial para prevenir cãibras? Faça uma avaliação com um de nossos profissionais. Agende sua consulta agora!